Polêmica sobre nazismo e guerra, faz gravadora do BTS se pronunciar

dramafansubsnovembro 14, 2018

O grupo BTS está no Japão promovendo a turnê Love Yourself. Parte do roteiro incluía a apresentação do grupo sul-coreano em um canal de TV local.

A boy band se apresentaria na TV Asahi na última sexta-feira (09/11), mas a estação cancelou a performance depois de uma grande polêmica.

O motivo: uma foto antiga onde o integrante Jimin, de 23 anos, aparece vestindo uma camisa considerada ofensiva. A roupa trazia slogans patrióticos junto a imagem do bombardeio norte-americano nas cidade japonesas no fim da segunda Guerra Mundial, em 1945.

 

Os fãs japoneses logo se pronunciaram a respeito, e consideraram a camiseta um insulto e disseram que não se trata da rivalidade histórica entre os países, mas sim de uma questão humanitária.

A gravadora Big Hit também se explicou em suas redes sociais após o trágico acontecimento: “Pedimos desculpas por desapontar nossos fãs que estava ansiosos por isso. BTS continuará seus esforços para se conectar com os fãs no palco e também através da música”.

Outro tema controverso foi levantado nesta semana. O Centro Simon Wiesenthal, grupo grupo judeu de direitos humanos, condenou o grupo por zombar do passado. Mais uma vez, uma sessão de fotos de 2015 ressurgiu nas redes sociais, revelando que os cantores posaram com chapéus que ostentavam um símbolo nazista da unidade que controlava os campos de concentração.

 

Na tentativa de cessar a polêmica, a empresa responsável pelo grupo, fez hoje (13/10) seu pronunciamento oficial sobre o caso:

Olá, aqui é a Big Hit Entertainment.

Recentemente, há muitos problemas diferentes envolvendo nossos artistas do grupo BTS. Os tópicos analisados a respeito dos acontecimentos recentes são:

Primeiro: que nosso artista usou uma camiseta com imagens de uma bomba atômica.

Segundo: que nosso artista usou um chapéu com o simbolismo nazista em uma sessão de fotos antiga para uma mídia coreana.

Terceiro: diz-se que nossos artistas usaram bandeiras com imagens nazistas durante uma apresentação em um concerto do qual participaram.Esta é a nossa declaração em resposta a cada uma dessas questões: nas promoções do BTS, bem como nas promoções de todos os nossos artistas, a Big Hit não apóia a guerra ou a bomba atômica. Não tivemos intenção de magoar e não pretendemos causar danos às vítimas da bomba atômica. Não haverá mais problemas como este daqui para frente.Nas promoções do BTS, assim como nas promoções de todos os nossos artistas, a Big Hit não apóia nenhuma forma de totalitarismo, incluindo o nazismo, ou quaisquer grupos com tendências políticas radicais. Nós nos opomos a essas coisas e não tínhamos a intenção alguma de causar danos às vítimas históricas desses grupos. Não haverá mais problemas como este tema daqui para frente.Este é nosso pedido de desculpas pelas questões mencionadas acima. Sobre o item de vestuário com imagens de bomba atômica, a peça não foi feita com qualquer intenção, e nós confirmamos que a camisa em si não foi produzida com a intenção de causar danos às vítimas da bomba atômica. No entanto, é óbvio que o dano pode ter sido causado de forma não intencional às vítimas quando a camisa foi usada devido à nossa falta de previsão e preparação. Pedimos sinceras desculpas por potencialmente causar desconforto com a aparição de nossos artistas conectados a imagens de bombas atômicas.Sobre o chapéu com o simbolismo nazista sendo usado em uma sessão de fotos antiga, como dissemos acima, isso também não foi feito com qualquer intenção. As roupas e acessórios utilizados na sessão de fotos nos foram entregues pelo meio de comunicação. Nossos artistas acabaram usando-os devido à nossa incapacidade de verificar suficientemente de antemão e danos podem ter sido causados ​​de forma não intencional às vítimas do nazismo. Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas por causar desconforto com a aparição de nossos artistas conectados com imagens nazistas.No entanto, gostaríamos de afirmar claramente que a responsabilidade por essas questões é da Big Hit, que não pôde apoiar plenamente nossos artistas. Nossos artistas têm que lidar com muitos horários, condições e a responsabilidade pelas questões acima não está com eles.A Big Hit tomará as seguintes medidas para resolver esses problemas: primeiro, entraremos em contato com as associações de vítimas da bomba atômica no Japão e na Coreia para explicar e pedir desculpas pelos problemas que foram levantados. Também enviamos uma carta explicando e pedindo desculpas pela situação ao Centro Simon Wiesenthal.”

Em um show realizado na cidade de Tóquio nesta terça, o jovem Jimin declarou ao público presente: “Muitas situações causaram preocupação não só para os Armys, mas também para muitas pessoas em todo o mundo. Meu coração dói tanto”. 

Categories
Tags